terça-feira, 26 de outubro de 2010

Dores nas costas e no pescoço podem ser resultado da má postura

Seis em cada dez crianças com até 15 anos de idade sofrem com dores nas costas. A causa do problema está num hábito difícil de corrigir: a má postura em casa ou na escola. As carteiras desconfortáveis são um convite pro desleixo. “A má postura pode causar dor no pescoço, eles podem sentir dor no meio das costas e também na lombar, que é aquele curvatura acima das nádegas”, explica Larissa Maria, fisioterapeuta.

A postura correta ajuda na prevenção. “As costas devem estar encostadas, com as nádegas bem ao fundo da cadeira. As coxas têm que estar paralelas ao chão e os pés apoiados ao chão”, diz.
Os alunos improvisam soluções: mochila entre as costas e a cadeira. Banquinho para apoiar os pés, como faz a Giovana, de nove anos. “Melhorou bastante”, garante a menina. Bons hábitos, que devem continuar fora da escola.
O Gabriel tem 15 anos, a Maria Luíza, 14 e a Marina, 11 anos de idade. Os três irmãos têm o mesmo problema: dor nas costas.
“A cabeça está projetada para frente, isso pode causar dores no pescoço, dores no trapézio o formigamento nos braços”, explica a fisioterapeuta.
Para usar o laptop, mãos e cotovelos apoiados na mesa. A coluna tem que encostar na cadeira e os pés devem ficar inteiros no chão. As dicas valem também para o computador de mesa. “Deve usar uma cadeira que consiga acomodar as costas, os braços com apoio para cotovelo e punho. O computador deve estar, a parte de cima dele, na altura dos olhos”.
Para videogame e leitura, ela sugere uma almofada triangular. “Ela apoia a cabeça, fica com os músculos relaxados, tem apoio para os cotovelos e fica com a coluna retinha”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

multi 1 ano

clique aqui