domingo, 3 de maio de 2015

Deu Branco!!! Por que temos lapsos de memória?

Atire a primeira pedra quem nunca "teve um branco" em um momento importante. A cantora Vanusa sabe bem como é esquecer algo que sabia de cor.  É a segunda vez que a cantora vira assunto nacional após não lembrar de uma letra no palco. Primeiro foi o hino nacional, que muita gente não conhece mesmo, mas desta vez, a música esquecida foi "Sonhos de um palhaço", composta pelo seu ex-marido Antônio Marcos e há anos em seu repertório.

Vanusa, em entrevista à Revista Época, disse que o problema de memória aconteceu devido ao uso de remédios. Mas muitas pessoas que não tomam remédios já passaram por situações semelhantes. "Os famosos 'brancos' são mais comuns no início de alguma coisa, alguma ação. A maioria das pessoas reclama de esquecerem nomes, por exemplo. A Vanusa teve um branco no meio de alguma coisa que já estava acontecendo, fato mais incomum”, diz Ana Alvarez, doutora em ciências pela USP e autora do livro "Deu Branco" (Ed. Record).
>> Região do cérebro responsável por boa noite de sono
>> Estudo diz que poluição aumenta risco de suicídio
A especialista explica que o lapso de memória, em qualquer caso, acontece por uma falha na sinapse, o processo de passagem da informação de um neurônio a outro. "Em uma região do cérebro chamada hipocampo, a ação de substâncias neurotransmissoras pode causar uma redução dos dendritos, um prolongamento do neurônio responsável pela recepção de estímulos nervosos", explicou.
As causas para essa falha da sinapse é que variam. "Os agentes que bloqueiam a transmissão de informações podem ser liberados por uma doença; depressão; o uso de alguns medicamentos, como ansiolíticos e de pressão; falta de vitaminas; estresse; ansiedade e até a falta de reposição hormonal, quando é indicada para tratamento de menopausa”, diz a especialista. O branco que muitos estudantes reclamam ter nas horas de prova, no entanto, pode ser diferente. "Muitas vezes eles confundem ler com estudar e por isso acham que estão se esquecendo".
O estresse contínuo é uma das principais causas do esquecimento das coisas, segundo a autora. "Como estressado quero dizer pessoas que têm preocupações frequentes, pensamentos obsessivos, alimentam-se e dormem mal, sob uma carga muito alta de informações. Os procrastinadores, aqueles que sempre deixam as tarefas para depois, sabem disso e ficam angustiadas, também convivem com grande carga de estresse", disse a Ana Alvarez a Galileu.
Segundo a especialista, quanto mais rápido o poder de decisão da pessoa, menos ela tende a sofrer com o branco, já que não adia muito os problemas e tende a carregar as situações de estresse por menos tempo.
A prevenção para os lapsos de memória inclui evitar situações de estresse continuado, dormir bem, fazer atividades físicas, e até comer melhor. "A vitamina B é essencial para manter nossa memória em ordem, e uma carga de estresse, ansiedade ou depressão muito alta pode acabar com nossas reservas desta substância", diz Ana.
Faça testes para saber se você deve se preocupar com suas faltas de memória no site de Ana Alvarez, doutora em ciências pela USP e autora do livro "Deu Branco" (Ed. Record)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

multi 1 ano

clique aqui