domingo, 29 de novembro de 2009

Teste seus conhecimentos

Teste seus conhecimentos: química no tabuleiro virtual

Estudante universitário cria jogo de computador para vestibulandos: o Ludo Químico. O game é gratuito, está disponível na rede e ajuda no ensino da disciplina.
Por: Sofia Moutinho
Publicado em 16/11/2009 | Atualizado em 16/11/2009
Teste seus conhecimentos: química no tabuleiro virtual
Acima, o Ludo Químico: à medida que o jogador avança de casa, uma questão da matéria é apresentada. O jogo pode ser baixado gratuitamente na internet.
Aprender química promete ser bem mais fácil e divertido com o jogo virtual Ludo Químico, desenvolvido pelo estudante de licenciatura em química Manoel Guerreiro. O game, baseado no popular jogo de tabuleiro Ludo, é simples: o desafio do jogador é responder corretamente às questões de química que lhe são apresentadas para avançar de casa até chegar ao final do percurso. A cada resposta correta ganha-se 5 pontos e a cada errada perde-se um. O jogo é uma opção a mais para auxiliar os vestibulandos e pode ser baixado gratuitamente na internet.
As questões de química foram tiradas de provas de vestibulares de instituições como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Guerreiro garante que os desafios abordam todas as áreas da disciplina. “Tentei fazer uma mistura que possibilite testar o conhecimento em química, é uma espécie de simulado que ajuda a identificar os problemas que o aluno está tendo”, conta o criador do jogo, estudante da Unesp, em Araraquara (SP).

Raciocínio estimulado

O aspecto lúdico dos jogos é frequentemente apontado por educadores como uma importante ferramenta para o ensino, pois favorece a motivação e o raciocínio do aluno. “Em princípio os jogos são sempre didáticos. O ser humano desde pequeno aprende jogando, simulando, brincando”, afirma Ricardo Cunha Michel, professor do Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e um dos criadores do jogo SueQuímica [PDF], um baralho para auxiliar alunos de ensino médio a aprender as nomenclaturas dos ácidos.
O Ludo Químico já é usado em algumas escolas e cursinhos pré-vestibulares
Guerreiro conta que o Ludo Químico já é usado em campeonatos internos de algumas escolas e cursinhos pré-vestibulares em Araraquara. Mas o professor Ricardo Cunha ressalta que nesses casos a atuação do educador é necessária:
“A grande dificuldade é que não basta ter o jogo, ele deve estar acompanhado de uma proposta didática. O software por si só não ensina e o professor deve ter a clareza quando for selecionar o jogo. Deve escolher um apropriado aos objetivos da aula.“

Projeto

A ideia de criar o jogo surgiu há dois anos, quando Guerreiro cursava uma disciplina de prática de ensino em que teve que desenvolver um projeto para uma escola pública. O estudante e o seu grupo inventaram um jogo de tabuleiro para ensinar a nomenclatura dos compostos orgânicos. Depois de ter um artigo sobre o projeto publicado na revista Ciência e Cognição, Guerreiro resolveu melhorar o jogo e criar uma versão virtual. Surgiu então o Ludo Químico, cujo site já atingiu a marca de 50 mil acessos e 19 mil downloads.
Por enquanto, o game é para um jogador só, mas Guerreiro já desenvolve uma segunda versão para mais participantes, que deve ficar pronta daqui a seis meses. E o interesse dele por jogos didáticos não parou por aí. Além do Ludo Químico, o estudante já criou outros 14 jogos que ainda estão no papel e o próximo a ser lançado será o Baralho Químico, baseado no jogo de cartas Paciência.
Sofia Moutinho
Ciência Hoje On-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

multi 1 ano

clique aqui